Mutirões

A promoção de mutirões no Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) é uma das frentes de atuação do CNM. Sempre realizado em parceria com gestores do PESET, nos mutirões já realizados fizemos bloqueio de atalhos, limpeza de trilhas, remoção de espécies invasoras e pichações em rochas.

Em janeiro de 2015, ‘adotamos’ a área do Campo Escola de Escalada Helmult Heske, localizado na Enseada do Bananal, para trabalhar na sua recuperação ambiental. Essa área estava completamente tomada pelo capim colonião e vimos trabalhando desde então na remoção do capim e no plantio de espécies nativas.

Além da parceria constante com o PESET, já contamos com outros colaboradores, como o 64º Grupo de Escoteiros Professor Lourival Gomes de Andrade e com comunidade cristã Orla Natureza, entre outras pessoas que ficaram sabendo dos mutirões pelas redes sociais e apareceram para dar uma mão.

A priorização do trabalho na sede de Itacoatiara deve-se ao fato de que, nessa localidade, estão algumas das trilhas mais utilizadas pelo público e que vem sofrendo, intensamente, o efeito do aumento da visitação nos últimos anos. Cabe mencionar também que a acessibilidade do local é relevante, pois todos os nossos colaboradores são voluntários, logo, quanto mais fácil o acesso, maiores são chances de angariarmos mais braços ajudantes. No entanto, sempre que possível, estendemos nossas ações a outras áreas do PESET, como por exemplo, o Alto Mourão.

Essas ações expressam o espírito de cooperação e de conscientização coletiva entre os membros do clube em torno do cuidado com o espaço comum, que é o PESET. Temos trabalhado no sentido de conscientizar e sensibilizar nossos sócios e a sociedade em geral, que apesar da nomenclatura, os parques não foram criados exclusivamente para a nossa diversão e não se trata de um produto a ser consumido, mas que temos grande responsabilidade quanto a sua conservação.