Campanha Semear

A degradação ambiental na qual vivemos é progressiva, requerendo, portanto, ações imediatas visando minimizá-la. Contudo, é fato que a recuperação ambiental pode ocorrer a partir de pequenas ações de pessoas sensíveis a essa necessidade.

Sem dúvida, nossas cidades possuem vários locais onde a natureza é mais bem preservada; são os parques, jardins, canteiros e outros. Um olhar atento para esses locais e a coleta de certas sementes ajudarão na recuperação e na preservação ambiental.

Por isso, a campanha denominada Semear, apesar de singela, tem um objetivo altruísta: coletar sementes de árvores nativas nos municípios de Niterói e Maricá. As sementes coletadas deverão ser entregues no Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM) ou para o diretor de Uso Público do Parque Natural Municipal de Niterói (ParNit) – Alex Figueiredo. O Parque providenciará a semeadura e a subsequente introdução desses jovens indivíduos ao ambiente natural, mais propício ao seu desenvolvimento.

Sugerimos que as coletas das sementes sejam feitas de árvores de rua e quintais, uma vez que é proibido fazer qualquer tipo de coleta de material biológico em Unidades de Conservação sem autorização prévia.

Serão indicadas novas espécies e contamos com a sua colaboração para fazer esse projeto florescer. Em função da época de floração, inicialmente deverão ser coletadas sementes de quatro espécies de árvores:

Pau-rei,
Paineira-rosa,
Pau-ferro
Embiruçu

 

No vídeo abaixo, Alex Figueiredo fala sobre a importância dessa campanha para a recuperação ambiental na cidade de Niteroi.

As flores de amanhã nascem das sementes de hoje.