Dia 2 : Tour do Mont Blanc
Parte I
Plano: pegar a variante do Col de Fours até Ville des Glaciers, subir o Col de Seigne, passar pelo Refúgio Elisabetta, pelo Lac Combal, subir o Arp-Vieille supérieure e seguir até o Col Chécrouit, para dormir no Refúgio Maison de Vieille. Já chegamos bem próximo a Courmayeur. Um dia longo, com previsão de 9h40 de caminhada sem contar paradas, por mais de 21km.
Choveu muito durante a noite, com raios, e nevou também, amanhecendo com muito vento e frio. O que me fez temer pelas condições de orientação no Col de Fours. Conversei com alguns guias locais e resolvi seguir o plano.
Saindo do Refúgio, subimos ao Col de La Croix du Bonhomme, a 2479 mts, para tirar uma foto sem outros caminhantes e o vento forte estava terrivelmente frio. Se no dia anterior chegamos ali com muito calor, de bermuda e camisa dryfit, de manhã tivemos que colocar as roupas de frio. De madrugada, a mínima foi -1 grau e mesmo depois de 8h estava fazendo 5 graus, mas com sensação térmica de temperatura negativa.
Com as mãos congelando, começamos a subir para o Col des Fours às 8h12. Pouco à frente já encontramos algumas pessoas que desistiram e retornavam, mas continuamos a seguir o plano.
Quando chegamos ao Col de Fours, a 2665 mts, vimos que a neve realmente tinha escondido a trilha e não havia marcações para a descida do Col. Conseguimos achar a trilha pouco abaixo e descemos até Ville des Glaciers, com parada em banheiro público e na fazenda para experimentar e comprar o delicioso e perigoso queijo Beaufort. 😉
Depois de uma longa e dura subida, com vento contra, chegamos ao Col de la Seigne, a 2516 mts, às 13h07.
Comments