Projeto Montanha para Todos no CNM

Por Patrícia Gregory

O Projeto Montanha para Todos nasceu da história de vida de um casal de montanhistas que se viu desafiado, diante das sequelas de uma doença fisicamente incapacitante, a continuar na montanha em nome do amor. O desafio consistiu no cumprimento da promessa do marido, Guilherme, à sua mulher, Juliana, de que voltariam a todas as montanhas pelas quais já haviam passado. Foi projetada, então, a Julietti, cadeira de roda especialmente desenvolvida para proporcionar acessibilidade às trilhas das montanhas.

No final do ano de 2016, o Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM) entrou em contato com esse Projeto. Como montanhistas, apaixonados por trilhas e montanhas, e sabendo o bem que faz esse contanto com a natureza, os membros do CNM aceitaram o desafio de comprar a ideia, e a cadeira, para que pudesse participar desse movimento, acreditando que ter o equipamento sob a guarda de um clube de montanistas, independente das burocracias que envolvem o uso de bens de órgãos públicos, fosse a melhor forma de levar acessibilidade a todos os lugares onde o desejo a quisesse levar. Finalmente, em 2017, depois de uma grande campanha de arrecadação de recursos, a Julietti 0006 chegou a Niterói. E desde então, várias pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de fazer uma trilha e contemplar a vista do alto das montanhas!

No dia 21 de novembro foi ao ar, pelo Canal Brasil, uma entrevista que concedi à equipe do Programa Especial, um programa dedicado à inclusão de pessoas com deficiência, para falar sobre o projeto Montanha para Todos e como o desenvolvemos no CNM.

Confiram a entrevista no link abaixo:

 

Comments