Nota CBME: montanhistas unidos contra o COVID-19

A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) publicou uma nota no dia 24/03/2020 sobre a prática do montanhismo frente à pandemia do COVID-19 e vimos aqui atualizar as orientações.

A CBME
reenfatiza a necessidade de todos seguirem as medidas preventivas estipuladas pelas autoridades para ajudar a controlar a propagação do coronavírus. Tendo em vista o cenário atual da pandemia e em consonância às suas entidades membros, a CBME recomenda que todos os montanhistas – caminhantes de trilhas e escaladores – sigam as recomendações de permanecer em isolamento social e ficar em casa o maior tempo possível.

A decisão de ficar em casa não é fácil e sabemos o impacto que ela tem nas nossas vidas. Sentimos falta do cheiro do mato, de mergulhar na cachoeira, de tocar a pedra, de sentir o braço bombar, de estar com  amigos. A escalada, a trilha, o montanhismo, o boulder nos definem, são parte de quem somos. Entendemos o sentimento e compartilhamos as saudades, a necessidade, a vontade.

Mas nesse momento, mais do que nunca, precisamos aplicar os conhecimentos adquiridos na montanha – interdependência, parceria, gerenciamento de risco, etc. – à vida cotidiana. O conceito de que a nossa  segurança e a do próximo é consequência da decisão de cada um deve ser aplicado também nas escolhas diárias, o que atualmente pressupõe evitar a circulação o máximo possível.

Nossos projetos de trilhas, de mandar aquela via ou aquele problema ou chegar naquele cume podem esperar. O momento é de solidariedade, de empatia, de união em prol do bem comum, em prol de toda a sociedade.

Contamos com vocês! Fiquem em casa!

Vejam também algumas perguntas e respostas e dicas aqui.

Para ler no site, clique aqui http://www.cbme.org.br/novo/uncategorized/nota-cbme-montanhistas-unidos-contra-o-covid-19-atualizacao/

Comments