Minicurso Noções de Cartografia para Georreferenciamento e Orientação em Trilhas

Inscrições e maiores informações:

Inscrição para o Minicurso Noções de Cartografia para Georreferenciamento e Orientação em Trilhas
Ministrante: Prof. André Costa
Turma: 2019.1

Apresentação
O minicurso “Noções de Cartografia para georreferenciamento e orientação em trilhas” visa instrumentalizar os interessados para posicionamento e navegação em ambiente natural ou que necessitam espacializar seus dados de campo. Para isso serão abordados conceitos básicos para leitura de cartas, georreferenciamento de dados através de GPS de navegação e smartphones e utilização de softwares gratuitos. As atividades serão ministradas em dois dias. O primeiro dia será teórico-prático em sala de aula e o segundo dia será realizada aula de campo.

–> Carga horária: 16 horas (dois dias)
–> Público alvo: Montanhistas, estudantes, profissionais da área ambiental e demais interessados na temática
–> Pré-requisitos: Condições físicas adequadas para caminhada de um dia em ambiente natural
–> Número de vagas: 15 vagas (turma com mínimo de 10 alunos)

Apoio:
Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM): www.niteroiense.org.br

Datas e locais de realização do curso
–> 16/03/19, sáb, entre 10 e 18h, aula teórico-prática:
ColWorking – Plaza Shopping, 5º piso da Expansão, (acesso ao G2, um andar a cima do Espaço Gourmet), Rua XV de Novembro 8, Centro, Niterói, RJ (mapa: https://goo.gl/maps/wHVxSTCXGMw)

–> 17/03/19, dom, entre 8 e 16h, aula de campo:
Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT)
OBS.: Em caso de chuva no dia 17, poderá ser remarcado para o dia 24/03/18 (domingo)

Conteúdo programático
Princípios de mínimo impacto em trilhas, escalas, sistemas de coordenadas (geográficas e UTM), magnetismo terrestre, tipos de norte (geográfico, magnético e da quadrícula), azimute e declinação magnética, astronomia de posição (orientação por corpos celestes), tipos de altitudes (geóide, elipsóide e topográfica), curvas de nível e principais feições topográficas, leitura de cartas topográficas (do IBGE), procedimentos em caso de desorientação, Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS), georreferenciamento através de GPS de navegação, fotos georreferenciadas, utilização de aplicativos gratuitos para smartphone, visualização e correção dos dados através do Google Earth, registro dos dados em formato gpx e kml e estudos de caso.

Investimento e condições de pagamento
—> R$ 280,00
Pagamento pelo sistema MercadoPago, podendo ser parcelado no cartão de crédito. Acesse o link: https://www.mercadopago.com/mlb/checkout/start?pref_id=243679675-df834e31-e8fd-4340-8265-142dec004786
Após o pagamento, preencha o formulário no final desta página

Ou

—> R$ 250,00
À vista (depósito ou transferência)

Dados bancários para depósito/transferência:
Banco Bradesco
Agência 0469-3
Conta corrente: 0141230-2
Favorecido: André Pontes de Andrade Costa

Instruções para depósito/transferência:
1) Efetue o depósito/transferência;
2) Envie foto ou pdf do comprovante para o whatsapp (21 994288901) ou para o e-mail andrepac@gmail.com;
3) Preencha o formulário no final desta página.

Ou

—> #Promocional para sócios do CNM ou de clubes federados na FEMERJ e universitários (entre em contato para saber mais, wpp 21 994288901)

Currículo do ministrante
Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e técnico em edificações. Atualmente, trabalha no Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com uso público de unidades de conservação.

Compõe a diretoria de ecologia do Clube Excursionista Light (CEL) e corpo de guias do Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM). Atuou como voluntário ambiental no Parque Nacional da Tijuca (PNT) e Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), bem como, no Núcleo de Defesa Civil (NUDec Queimadas) do município de Niterói, onde ministra oficinas de rapel e orientação em trilhas.

Possui experiência em vistorias em ambiente natural para mapeamento de áreas protegidas de corpos d’água e validação de base cartográfica, georreferenciamento de nascentes, dentre outros. Atuou com licenciamento e cadastro urbanos nas secretarias de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente dos municípios de São Gonçalo, Maricá e Valença. Realizou levantamentos em assentamentos rurais e urbanos e regularização fundiária no Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ). Participou do projeto de extensão SIGCidades do Ministério das Cidades, desenvolvido pelo Departamento de Análise Geoambiental da UFF.

Informações gerais e contatos
* Confirmação de inscrição, por e-mail, somente após confirmação do pagamento;
* A aula de campo poderá ser adiada por motivo de condições ambientais;
* Não haverá devolução do dinheiro no caso de desistência do inscrito;
* No caso de cancelamento do curso, haverá devolução integral do valor pago.

Contatos para maiores informações:
André Costa
Telefone/whats app: (21) 994288901
E-mail: andrepac@gmail.com
face: https://www.facebook.com/geomapear/