Cuidados com o uso dos freios na escalada

Publicado no Boletim CNM MAR/2013

Há tempos que ouço muitas opiniões e defesas sobre um ou outro tipo de freio, ou ainda a maneira correta de se utilizar determinado equipamento. Como em diversos segmentos, os freios possuem diversos modelos, marcas, objetivos, etc. Objetivos? Sim objetivos! Na escalada pensamos no freio como um aparelho que além de controlar a descida, possamos utilizá-lo para dar segurança ao participante ou ao guia.

Os tipos de freio foram evoluindo a medida que o esporte também evoluiu. Nos primórdios, tanto a segurança, quanto o rapel, eram feitos com a corda passando pelo corpo, com o intuito de gerar o atrito suficiente para “segurar” a descida ou uma possível queda. A medida que os limites foram sendo superados, a necessidade de um sistema que fosse mais confi ável e que gerasse atrito suficiente, também cresceu. Surgiram as placas, o 8, os modelos tubo e os semi-automáticos, das mais variadas marcas.

Mas apesar da quantidade, qual é o melhor? O mais adequado? O mais confi ável? Pois é…. Lembra da primeira frase do texto? São essas as discussões que permeiam as listas de e-mails na internet. Não há unanimidade sobre o melhor equipamento. Existem correntes que preferem os mais simples, como o ATC, outras, os semiautomáticos, como o GRIGRI, mas em uma coisa há o consenso: de nada adianta um equipamento com toda a tecnologia se não o montamos ou o manuseamos de maneira correta.

E é aí que deve estar o foco principal da discussão. Não adianta, por exemplo, utilizarmos o GRIGRI na segurança, se deixarmos a corda frouxa o sufi ciente para que o guia ao cair, vá direto ao chão. Ou se utilizarmos o ATC e ficarmos distraído, conversando com o outro participante. A escalada é um esporte na qual um pequeno erro pode ser fatal, porém isso não o torna um esporte inseguro, mas um esporte onde o fator atenção seja tão importante quanto a técnica em superar um lance difícil.

Com isso, seguem algumas dicas importantes ao utilizar o freio:

  • Obedeça sistematicamente as instruções de uso do equipamento utilizado, seja ele qual for;
  • Verifique se o aparelho de freio serve também para a função de dar segurança;
    • Assegure-se de que o utilizador esteja preparado para manusear o equipamento;
  • Tenha atenção durante toda a escalada;
  • Mantenha a corda sempre esticada, até o limite para não atrapalhar o guia ou o participante, a fi m de evitar

uma queda que os levem a um platô, por exemplo, pois de nada adiantará o freio;

  • Mantenha a mão firme;
  • Por mais que o freio pareça automático, nunca retire as mãos ou desvie sua atenção do guia;
  • Não use um equipamento antes de treinar muito, simplesmente por que alguém falou que é mais seguro;
  • Nunca crie a sua maneira de utilizar o freio, mesmo que ela, aparentemente, otimize o desempenho.

Seja prudente e aventure-se!

Comments